- Portfólio
Barragens de Ituporanga e Taió (SC)
Desafio
Supervisão e fiscalização da execução das obras de sobre-elevação da Barragem Sul, em Ituporanga (SC), e da Barragem Oeste, em Taió (SC). A adequação das duas barragens faz parte das medidas de prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí. Estudos realizados na bacia apontaram a necessidade de aumento da capacidade de armazenamento e vazão dos seus reservatórios, de modo a contribuir para a redução dos impactos das cheias na região.
Solução
Na Barragem Oeste, as mudanças correspondem à sobre-elevação do barramento em 2,4 m, sobre-elevação do vertedouro em 2 m, prolongamento das tubulações do descarregador de fundo e criação de uma soleira, implantação de uma tomada d'agua juntamente com uma comporta vagão metálica de seção 5x6 m, operada através de uma talha elétrica com capacidade de 30 t, ligada a painéis elétricos e equipamentos remotos que possibilitarão a execução de manobras a distância, e um canal de descarga com seção trapezoidal com 7 m de largura e altura variável, executado em solo e rocha revestido com gabiões e concreto, com comprimento aproximado de 400 m. A nova concepção, obra supervisionada pela PROSUL, aumentará o volume a ser reservado em 17 milhões de mᶟ e dobrará a capacidade de vazão da barragem.
Na Barragem Sul, o vertedouro será sobre-elevado em 2 m, haverá remoção de sua soleira, sobre-elevação de 6 m de altura e reforço do muro a jusante da barragem, implantação de uma tomada d'água e comporta vagão metálica de seção 4x6 m, operada através de uma talha elétrica com capacidade de 30 t, ligada a painéis elétricos e equipamentos remotos que possibilitarão a execução de manobras a distância, com túnel de descarga de seção circo-retangular de 5,8x6 m e comprimento de 262 m, ligado a um canal de descarga de seção trapezoidal variável escavado em solo e de seção retangular com 7 m largura e altura variável, escavado em rocha, com comprimento aproximado de 290 m. A obra, supervisionada pela PROSUL, aumentará o volume a ser reservado em 20 milhões de mᶟ e dobrará sua capacidade de vazão.
Área de atuação
Construção civil
Local
Ituporanga e Taió/Vale do Itajaí (SC)
Prazo de implantação
Concluída em Dezembro/2016.
- Barragens de Ituporanga e Taió (SC)