- Portfólio
Supervisão das obras
BR-163/PR
Desafio
Atividades de elaboração de projeto de duplicação e das obras de adequação de capacidade, incluindo obras de arte especiais na BR-163/PR: trecho entroncamento BR-280 (A)/373 (A) (divisa SC/PR) – divisa PR/MS (Ponte Rio Paraná - Guaíra); subtrecho entroncamento PR-182 (Marmelândia) – entroncamento BR-277 (para Cascavel). A PROSUL foi contratada pelo DNIT para supervisionar a elaboração dos projetos e consequente execução das obras.
Solução
O projeto prevê a duplicação da BR-163 entre Cascavel a Marmelândia, em um trajeto de aproximadamente 74 km, nos quais a rodovia interliga os municípios de Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques. Foram propostos 11 viadutos, 2 elevados, 4 passarelas e uma ponte sobre o Rio Iguaçu, com 478 m e um vão central livre de 162 m. Além dessas obras, o projeto também prevê a execução de dois contornos: Santa Maria e Lindoeste.
A obra é de suma importância para o desenvolvimento regional do Oeste do Estado do Paraná, já que está inserida em um dos principais corredores de escoamento agrícola. É esperado grande benefício econômico aos estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, que poderão escoar os seus produtos com maior rapidez e segurança, com redução de acidentes e maior conforto e segurança aos usuários.
Área de atuação
Transportes
Local
Oeste do Paraná
Prazo de implantação
Setembro / 2019
- BR-163/PR
Supervisão das obras