- Portfólio
Energia - Engenharia do Proprietário
Engenharia do proprietário da PCH Pery II
Desafio
A PCH Pery II é um empreendimento de repotenciação (aumento do potencial de geração de energia) da Pequena Central Hidrelétrica já existente (PCH Pery), em operação no Rio Canoas.
Nesse empreendimento, a modernização tecnológica possibilitou a geração de mais energia utilizando a água já reservada pelo barramento da antiga usina. Foram feitas alterações tecnológicas para aumentar a potência instalada, sem necessidade de construção de um novo lago. O Consórcio Prosul-Themag responsabilizou-se pela engenharia do proprietário, executando a validação do projeto executivo, a supervisão de campo das obras civis, mecânicas e elétricas e a inspeção da fabricação de todos os equipamentos utilizados, entre outras atividades.
Solução
Uma das modificações foi a ampliação do reservatório. Também foi ampliado o canal que leva a água de reservatório até A casa das máquinas, a fim de aumentar o volume de água que chega às turbinas. Essas alterações e a instalação de duas novas turbinas possibilitaram a geração de mais energia a partir da mesma barragem.
Resultado
A repotenciação da PCH Pery possibilitou um incremento na geração de energia elétrica de mais 146 milhões de KWh/ano, quantidade de energia suficiente para atender o consumo anual de 60 mil moradias. O empreendimento gerou maior retorno na arrecadação de tributos ao município de Curitibanos e ainda trouxe consequências positivas ao turismo e ao lazer na região, pois deu condições paisagísticas para o aproveitamento do entorno do reservatório.
Área de atuação
Energia
Local
Rio Canoas - Divisa dos municípios de Curitibanos e São José do Cerrito (SC).
Prazo de implantação
set/2009-ago/2013
- Engenharia do proprietário da PCH Pery II
Energia - Engenharia do Proprietário