- Portfólio
Recursos Hídricos - Estudos Ambientais
Estudos ambientais Aproveitamento Múltiplo Anhembi
Desafio
O Aproveitamento Múltiplo de Anhembi, empreendimento de responsabilidade do Departamento Hidroviário (DH), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, consiste em barramento no rio Tietê, com o objetivo de estender a navegação fluvial dentro do contexto da Hidrovia Tietê-Paraná. O contempla o princípio dos usos múltiplos dos recursos hídricos, além de viabilizar a sustentabilidade do processo de desenvolvimento preconizado para a região de influência da hidrovia.
O grande desafio para a implantação deste empreendimento é o licenciamento de projetos associados, tais como linha de transmissão de energia, ligação ferroviária e terminal intermodal, que serão implantados por outros agentes do Estado de São Paulo ou pela iniciativa privada. O licenciamento está vinculado ao órgão ambiental estadual Cetesb, referência nacional para dos demais órgãos ambientais.
Solução
Elaboração de estudos ambientais abrangentes sobre os impactos decorrentes da utilização dos recursos naturais em relação não só ao meio ambiente natural, mas especialmente em relação ao meio antrópico.
É necessário e imprescindível reduzir ao máximo os previsíveis e eventuais efeitos adversos do empreendimento, considerando as medidas mitigadoras desde o início, nas fases de planejamento e implantação, até a conclusão e consequente entrada em operação, abrangendo inclusive o transporte de mercadorias e pessoas durante todo o período de vida útil da hidrovia.
Resultado
A integração dos profissionais de diversas áreas de conhecimento torna-se fator primordial quanto à qualidade dos estudos e projetos necessários para o alcance do licenciamento ambiental do AM Anhembi.
Área de atuação
Recursos Hídricos
Local
Bacia Hidrográfica do rio Tietê (estado São Paulo)
Prazo de implantação
Iniciado em março de 2015
- Estudos ambientais Aproveitamento Múltiplo Anhembi
Recursos Hídricos - Estudos Ambientais