- Portfólio
Licenciamento e Estudos Ambientais
LTS 525 KV E 230 KV SALTO SANTIAGO – ITÁ – NOVA SANTA RITA – CAMAQUÃ
Desafio
Licenciamento e implantação de três empreendimentos energéticos – duas linhas de transmissão com 800 Km de extensão, que cruzam três estados – e uma subestação. Trata-se da Linha de Transmissão de Energia Elétrica (LT) 525 kV – Salto Santiago – Itá – Santa Rita C2; da LT 230 kV – Nova Santa Rita – Camaquã; e da Subestação Camaquã 3. Nesses empreendimentos, a PROSUL foi responsável pela realização de estudo ambiental e pela execução da supervisão e do gerenciamento de programas ambientais.
Solução
A equipe técnica da PROSUL executou um complexo estudo ambiental em um prazo de apenas 7 meses, superando uma série de adversidades ligadas ao escopo e à natureza do empreendimento. O traçado das linhas de transmissão e as soluções tecnológicas precisaram ser adaptados levando em consideração aspectos como a existência de áreas alagadiças, serras, planícies, áreas urbanizadas, supressão de espécies imunes ao corte, sítios arqueológicos e terras indígenas.
Resultado
Os diversos meios estudados foram exaustivamente relacionados e analisados em sua totalidade, resultando em um estudo sinérgico e integrado. Em função dos dados levantados e das prospecções registradas, a concepção do traçado das linhas de transmissão foi elaborada a partir das diretrizes estabelecidas pelos estudos ambientais, com o propósito de evitar ou mitigar possíveis impactos do empreendimento.
Área de atuação
Meio ambiente
Local
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Prazo de implantação
7 meses
- LTS 525 KV E 230 KV SALTO SANTIAGO – ITÁ – NOVA SANTA RITA – CAMAQUÃ
Licenciamento e Estudos Ambientais